A disfagia tem um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas em vários aspectos: emocionais, físicos e sociais. A tosse, o pigarro, o engasgo, a sensação de alimento parado na garganta podem indicar Disfagia. Essa alteração é possível de acontecer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, possivelmente gerando sérias consequências à saúde
Qualquer alteração que interfira na função motora pode prejudicar o transporte do alimento sendo capaz de provocar desidratação, desnutrição, pneumonias e até a morte. Pacientes que se queixam de que o alimento sai pelo nariz, dificuldade para engolir remédios, que engasgam antes, durante e/ou após a deglutição podem ter disfagia e precisam ser avaliados. O tratamento vai depender da causa da disfagia.
Na Clínica do Ronco e do Engasgo o atendimento aos pacientes com distúrbios da Deglutição (Disfagia) inicia pela acessibilidade possibilitando acesso fácil a cadeirantes.
Dispomos de tecnologia avançada de mensuração em tempo real da força de lábios e língua através de biofeedback (PLL) permitindo ao paciente uma maior consciência dos movimentos e da força das musculaturas podendo comparar seu desempenho antes e depois dos exercícios.
Os exercícios de fortalecimento muscular para as musculaturas da faringe, língua, palato, bochechas, e lábios estimulam o retorno da deglutição funcional como um sistema coordenado e integrado visando o transporte do alimento da boca ao estômago com segurança e resgatando o prazer durante a alimentação.
A Clínica do Ronco e do Engasgo, trata a disfagia através de exercícios de forma natural e não invasiva.