Fatores como idade, obesidade, bebidas alcoólicas, tabagismo e menopausa podem piorar o ronco.
O ronco também prejudica a qualidade do sono provocando a sensação de sono não reparador.
O ronco também pode prejudicar a saúde do seu relacionamento. Pesquisadores da faculdade de Berkeley na Califórnia avaliaram como uma má qualidade de sono tem efeito negativo sobre os relacionamentos conjugais.
O companheiro de um roncador dorme, em média, uma hora e meia a menos de sono. A pesquisa sugere que o sono interrompido deixa maridos e esposas menos sintonizados.
A qualidade de vida de ambos os parceiros é afetada. A falta de sono pode levar a mudanças de humor, diminuição da paciência e dificuldade de concentração.
O ronco alto pode estar associado a uma doença ainda mais grave: Apneia do Sono.
A apneia do sono pode afetar inclusive a libido e a atividade sexual. Esses pesquisadores descobriram que depois que a apneia do sono foi tratada, a qualidade de vida do parceiro aumentou drasticamente e sua satisfação conjugal dobrou.
Tratamos o ronco através de exercícios personalizados para as musculaturas de palato, faringe, língua, bochechas e lábios q diminuindo a FLACIDEZ dessas musculaturas das vias aéreas superiores e aumentando a permeabilidade do ar durante o sono.
A Clínica do Ronco e do Engasgo, oferece a seus pacientes o teste do Ronco BIOLOGIX. Através de um aplicativo o paciente poderá gravar o ronco durante toda a noite permitindo que ele monitore de forma contínua a sua evolução durante o tratamento fonoaudiológico.